Reatividade de fontes de silÃcio e sua eficiÃncia na absorÃÃo e acumulaÃÃo na cultura do arroz irrigado / Reactivity of silicon sources in two soils (sandy soil and clay soil)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A utilizaÃÃo de silicatos como fonte de silÃcio tem proporcionado inÃmeros benefÃcios para a agricultura, sendo os principais relacionados à aÃÃo fertilizante e corretiva dos mesmos. Com o objetivo de avaliar a eficiÃncia agronÃmica de diferentes fontes de Si, foram desenvolvidos dois estudos de incubaÃÃo e um estudo biolÃgico, com a cultura do arroz. Os experimentos de reatividade foram conduzidos em Ãpocas e em solos distintos, os quais foram analisados aos 60 e 120 dias apÃs inÃcio da incubaÃÃo. Para o primeiro ensaio utilizou-se Neossolo QuartzarÃnico Ãrtico tÃpico (RQo), e para o segundo, Latossolo Vermelho DistrÃfico tÃpico (LVdt), testando-se 7 fontes de silÃcio. Os silicatos foram aplicados na dosagem de 200 mg kg-1 de Si. Utilizou-se a Wollastonita como fonte padrÃo, nas doses de 50, 100, 200, 400 mg kg-1 de Si. Ao final dos 60 e 120 dias de incubaÃÃo, os solos foram analisados quanto aos teores de Si disponÃveis em cloreto de cÃlcio 0,01 mol L-1 e Ãcido acÃtico 0,5 mol L-1, pH, Ca e Mg trocÃveis. Entre as fontes estudadas, Siligran e Wollastonita foram as fontes mais eficientes em disponibilizar silÃcio para o Neossolo QuartzarÃnico, tanto aos 60, quanto aos 120 de incubaÃÃo. As melhores fontes para o fornecimento de cÃlcio no Neossolo QuartzarÃnico foram Wollastonita e siligran AWM. Para o fornecimento de magnÃsio, foram pÃ-de-ciclone e siligran AWM. As melhores fontes para a correÃÃo de pH, no Neossolo QuartzarÃnico, foram pÃ-de-ciclone e siligran AWM. Siligran e siligran AWM, juntamente com a Wollastonita, foram mais eficientes em disponibilizar silÃcio para o Latossolo Vermelho, tanto aos 60, quanto aos 120 dias de incubaÃÃo. No Latossolo Vermelho as fontes que mais disponibilizaram cÃlcio e magnÃsio e melhor corrigiram o pH foram siligran AWM e siligran. No teste biolÃgico instalado em vasos, com a cultura do arroz inundado, cultivar Rio Formoso, utilizou-se as fontes siligran e silicon, em pà e granulada, na dosagem de 200 mg kg-1 de Si. A Wollastonita tambÃm foi utilizada como padrÃom, nas doses de 50, 100, 200 e 400 mg kg-1 de Si. As variÃveis analisadas ao final do experimento foram: teores de Si no solo em Ãcido acÃtico 0,5 mol L-1 e cloreto de cÃlcio 0,01 mol L-1; matÃria seca, massa de panÃculas e de grÃos; teores de Si na parte aÃrea e casca e Si acumulado. Os teores de silÃcio no solo aumentaram com a aplicaÃÃo de doses crescentes de Wollastonita. O arroz respondeu positivamente Ãs doses de Wollastonita aplicadas. Quanto maior foi a dose, maior foi a absorÃÃo e acÃmulo de Si. O arroz respondeu positivamente à aplicaÃÃo das fontes siligran e siligran AWM. Ambas foram eficientes no fornecimento de Si para as plantas, quando se considerou o teor foliar de Si e o Si acumulado na parte aÃrea do arroz. O maior Ãndice de EficiÃncia AgronÃmica (I.E.A.), considerando-se Si na parte aÃrea e Si acumulado, foi obtido pelo siligran granulado.

ASSUNTO(S)

ca arroz sources rice silÃcio na agricultura agronomia mg reatividade adubaÃÃo silicon fertilization ph fontes fontes de silÃcio reactivity sources arroz irrigado

Documentos Relacionados