REATANDO OS NÓS: ARTE &FATO GALERIA, MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO RIO GRANDE DO SUL- MAC/RS E TORREÃO ESPAÇOS DE LEGITIMAÇÃO EM PORTO ALEGRE (1985-1997) / REATTACHING NODES: ART &FACT GALLERY, CONTEMPORARY ART MUSEUM OF RIO GRANDE DO SUL- MAC/RS AND TORREÃO SPACES OF LEGITIMATION IN PORTO ALEGRE (1985-1997)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/07/2011

RESUMO

A presente pesquisa tem por objetivo investigar três espaços de exposições, em que cada um guarda a sua especificidade: a Galeria Arte &Fato, espaço de cunho comercial; o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul MAC/RS, espaço institucional; o Torreão, iniciativa coletiva de artistas, em um recorte temporal que abrange os anos entre 1985 e 1997, na cidade de Porto Alegre. O que interessou pesquisar, principalmente, foi a característica comum aos três, ou seja, em que medida cada um deles contribuiu como espaço de legitimação de artistas que estavam iniciando as suas trajetórias em meados dos anos 80 e na década de 90. A partir da historiografia, realizou-se a análise das atuações dos referidos espaços no que tange à produção, à divulgação e ao consumo de obras de arte no citado período, estabelecendo relações entre os espaços, artistas e sistema de artes vigente, constatando as mudanças que promoveram para o campo da arte em Porto Alegre. A pesquisa, no que diz respeito à metodologia empregada, conjuga procedimentos referentes à pesquisa teórica e à de campo. A primeira tem o seu embasamento em autores importantes que escreveram sobre o período, como Icleia Cattani, Blanca Brites, Marilene Burtet Pieta, Ana Maria Albani de Carvalho e Maria Amélia Bulhões, assim como Paulo Gomes e Tadeu Chiarelli, além de outros teóricos influentes de áreas diferenciadas, dentre eles, Anne Cauquelin, Nathalie Heinich, Pierre Bourdieu, Sonia Saltztein, Ricardo Basbaum e Ligia Canongia. Para atingir os objetivos, a pesquisa de campo revelou-se fundamental, pois as entrevistas com os responsáveis, os diretores e os gestores mostraram-se elucidativas; assim, entendendo as dinâmicas de apresentação da arte, compreende-se tais locais como espaços de legitimação.

ASSUNTO(S)

arte contemporânea sistema de arte espaços de arte torreão museu de arte contemporânea do rio grande do sul- mac/rs arte e fato galeria artes contemporary art museum of rio grande do sul- mac/rs art &fact gallery torreão art spaces art system contemporary art

Documentos Relacionados