Reabilitação Psicossocial do Adulto Portador de Transtorno Psicótico. / Psychosocial Rehabilitation of Adults with Psychotic Disorder.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/02/2011

RESUMO

Esta pesquisa tem por temática discutir as inter-relações entre Trabalho, Saúde Mental e Percepção da Identidade. Foram revistas as alterações sofridas no mundo do trabalho, do final do século XX à atualidade, as influências do trabalho na saúde mental dos indivíduos e as propostas do Movimento Brasileiro de Reforma Psiquiátrica, que busca desenvolver alternativas ao tratamento psiquiátrico hospitalocêntrico e asilar. Foi capturado então, neste cenário, a figura do portador de transtorno mental, um indivíduo classicamente estigmatizado e por muitas vezes segregado do direito ao trabalho, por uma condição identificada como incapacitante. A partir da concepção de trabalho como ontogênico, produtor de identidade, utilizou-se um desenho metodológico qualitativo para a investigação, tendo como técnica a operacionalizar essa lógica o estudo individual de caso. Foram selecionados dois indivíduos adultos, um homem e uma mulher, após vivência de experiência psicótica, com faixa etária entre 30 e 45 anos, com experiência mínima de trabalho formal ou informal de 10 anos, atendido atualmente em serviço substitutivo de saúde mental, desse modo evitando-se os vícios da assistência psiquiátrica clássica, objetivando-se reconhecer a percepção da necessidade da reabilitação psicossocial de indivíduo adulto, após crise psicótica, e a subseqüente inclusão em trabalho significativo, seja ele formal, informal ou voluntário. Foram selecionados dois indivíduos, com experiências distintas de trabalho ao longo de suas vidas, assim como percepções acerca de dificuldades para exercê-lo, estigma, valoração desta atividade para sua vida e percepção das influências do exercer ou não um trabalho sobre sua identidade. A pesquisa aponta considerações acerca da política atual de Geração de Renda e Economia Solidária, que disponibiliza um modelo único para toda a população brasileira, não considerando sua diversidade, não viabiliza recursos e preparação adequados para uma efetiva implementação, fragilizando as possibilidades de sucesso.

ASSUNTO(S)

trabalho identidade saúde mental terapia ocupacional reabilitação psicossocial transtorno psicótico trabalho terapêutico saude publica work identity mental health occupational therapy psychosocial rehabilitation psychotic crises therapeutic work

Documentos Relacionados