(Re) descobriram o Ceará? representações dos sítios históricos de icó e sobral: entre areal e patrimônio nacional. / (Re) descobriram o Ceará? representações dos sítios históricos de icó e sobral: entre areal e patrimônio nacional.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/06/2009

RESUMO

Este trabalho constitui-se numa reflexão teórico-metodológica de algumas representações constituídas da realidade apresentada pelas cidades cearenses, de onde podemos também derivar formas de ação sobre estas cidades. Nesta reflexão, fixamos o olhar na construção das representações criadas sobre o Nordeste e sobre as cidades patrimônio no Ceará. Guiados pelo referencial teórico apresentado por Henri Lefebvre notadamente em La Production de lEspace (1974), em que o autor explicita e estabelece uma relação dialógica entre as representações do espaço constituídas, a partir do espaço concebido (abstrato) e o espaço vivido (diferencial) , refletimos sobre os caminhos de entendimento dos a prioris conceituais e dos desdobramentos reais referentes às políticas públicas de várias escalas e tempos, pensadas e implementadas no âmbito das políticas de planejamento urbano territorial e de preservação, no estado do Ceará. Apresentamos como objeto de análise as intervenções realizadas nas cidades patrimônio de Icó e de Sobral, pautadas na lógica estabelecida pelo modelo de gestão urbana empresarial, em que se busca transformar os referidos sítios históricos em atrativos. Buscamos, em nossa análise, evidenciar as aproximações e distanciamentos observados entre as representações constituídas pelas instâncias que regem as transformações urbanas, no âmbito do concebido, bem como as confrontações entre estas representações e as lógicas apresentadas pelo espaço vivido, definidas pelas re-significações feitas ao espaço transformado, a partir das práticas sociais estabelecidas. A metodologia utilizada constitui-se na articulação entre os conhecimentos prévios e a pesquisa documental, adquiridos sobre os espaços objetos de análise, e a prática da observação apreendida sobre estes objetos na instância da vida cotidiana, manifestada no corpo da Tese através de relatos, desenhos e vídeo realizados sobre os percursos estabelecidos nas cidades objetos de estudo. Os resultados das análises obtidas na Tese, nos apontam para a necessidade de se entender que o resultado final do processo de implementação dos projetos urbanos nas referidas cidades, largamente difundido como ação de sucesso, deverá, na verdade, abrir a possibilidade de um re-começo, definido pelas re-significações atribuídas ao espaço requalificado a partir das práticas sociais estabelecidas pelo espaço vivido.

ASSUNTO(S)

arquitetura e urbanismo processos urbanos contemporâneos ceará sítios históricos representações do espaço nordeste e ceará processus urbains contemporains ceará endroits historiques representations de lespace nordeste et ceará

Documentos Relacionados