Quando o anjo do extermínio se aproxima de nós: representações sobre o cólera no semanário cratense O Araripe (1855-1864)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho vinculado à linha de pesquisa História Regional do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, com área de concentração em História e Cultura Histórica tem por objetivo discutir as representações engendradas pelo semanário O Araripe impresso na cidade do Crato, região do Cariri, no sul da província do Ceará, sob orientação de um grupo de comerciantes e profissionais liberais daquela cidade, ligados ao Partido Liberal para se referir a uma doença: o cólera-morbo. O recorte escolhido começa em 1855, ano de fundação do jornal em questão e da chegada do cólera ao território brasileiro, e termina em 1864, quando se deu o segundo e último surto dessa moléstia no Crato do século XIX, e penúltimo ano de circulação d‟O Araripe. A dissertação tem como inspiração a Historiografia das Doenças, desenvolvida, principalmente, a partir das últimas décadas do século XX, devido ao diálogo da História com outras disciplinas, tal como a Sociologia e a Antropologia. Os estudos desenvolvidos por tal historiografia têm demonstrado como o fenômeno das doenças ultrapassa a esfera do natural, na medida em que são vividas a partir de diferentes contextos e espaços, sendo interpretadas socioculturalmente pelos sujeitos históricos, que encetam múltiplas representações e práticas na busca de dar sentido às mesmas.

ASSUNTO(S)

história regional historia o araripe history of diseases cólera-morbo o araripe regional history história das doenças cholera

Documentos Relacionados