Quality and yield regularity in âPonkanâ mandarin tree submitted to chemical thinning / QUALIDADE DE REGULARIDADE DA PRODUÃÃO DE TANGERINEIRA `PONKAN` SUBMETIDA AO RALEIO QUÃMICO

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho foi realizado com os objetivos de testar diferentes concentraÃÃes de Ethephon no raleio quÃmico em tangerineiras âPonkanâ (Citrus reticulata Blanco), enxertadas sobre o limoeiro âCravoâ (Citrus limonia Osbeck) e avaliar os efeitos sobre o desenvolvimento, a qualidade, a produtividade e a regularidade da produÃÃo. A pesquisa foi conduzida em pomar comercial, com 10 anos de idade, localizado no municÃpio de PerdÃes, regiÃo sul de Minas Gerais, no perÃodo de dezembro de 2006 a julho de 2008. Foram avaliadas cinco concentraÃÃes de Ethephon: 0; 150; 300, 450 e 600 mg L-1, aplicadas em dois estÃdios de desenvolvimento da fruta: diÃmetro transversal de 30 mm e 40 mm. Utilizou-se o esquema fatorial de 5 x 2, distribuÃdo em blocos casualizados, com quatro repetiÃÃes. No primeiro ano apÃs a aplicaÃÃo do Ethephon, foram avaliados o desenvolvimento, a qualidade das frutas e o rendimento da produÃÃo. No segundo ano, avaliaram-se a alternÃncia de produÃÃo, a qualidade das frutas e o rendimento da produÃÃo. O raleio quÃmico com a aplicaÃÃo de Ethephon favoreceu o desenvolvimento e melhorou a qualidade da tangerina âPonkanâ. O raleio realizado no estÃdio de 40 mm proporcionou o desenvolvimento de frutas com maiores diÃmetros em todas as concentraÃÃes avaliadas. O Ethephon aplicado promoveu a abscisÃo de frutas em todas as concentraÃÃes testadas. As concentraÃÃes a partir de 300 mg L-1 apresentaram maior eficiÃncia no raleio. As frutas remanescentes apresentaram melhor uniformidade no tamanho, favorecendo maior rendimento da produÃÃo comercial da tangerina âPonkanâ. O raleio quÃmico promoveu a regularidade de produÃÃo em tangerineira âPonkanâ a partir da concentraÃÃo de 300 mg L-1 de Ethephon. As plantas pulverizadas com a concentraÃÃo de 600 mg L-1 de Ethephon frutificaram excessivamente no ano subsequente ao raleio. A qualidade da tangerina âPonkanâ nÃo foi influenciada pelo raleio quÃmico no ano subsequente à sua aplicaÃÃo.

ASSUNTO(S)

citrus reticulata, management, ethephon, phytoregulators, fruit quality. fitotecnia citrus reticulata, manejo, ethephon, fitorreguladores, qualidade de frutas.

Documentos Relacionados