Qual o melhor método para prevenção e tratamento de estrias gravídicas?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Muitas mulheres (possivelmente entre 50 e 80%) desenvolvem estrias gravídicas durante a gestação (1). São mais comuns em mulheres jovens,

bebês maiores e maior IMC. Tem causa multifatorial, incluindo fatores físicos e hormonais (2).

Na maior parte das vezes as estrias diminuem e se tornam menos aparentes no pós-parto, contudo, não existem evidências até o momento de que qualquer tratamento seja efetivo para remover as estrias uma vez que elas tenham surgido (1).

Dois estudos, envolvendo no total 130 mulheres foram incluídos em uma revisão sistemática da Biblioteca Cochrane, que demonstrou que qualquer massagem utilizando cremes pode auxiliar um pouco na prevenção das estrias gravídicas (1).

Pode haver benefício adicional de certos ingredientes do creme de trofolastin (1), mas não se sabe qual componente é benéfico, e a preparação não é amplamente disponível.

O tratamento no pós-parto envolve o uso do ácido retinóico, (contudo, este medicamento tem segurança desconhecida em mulheres que estão amamentando) e o tratamento com laser (2).

 

 

 

ASSUNTO(S)

saúde da mulher médico s99 doenças da pele/outras estrias de distensão gravidez a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados