Qual a orientação para a prescrição de anti-hipertensivos no puerpério de pacientes com hipertensão crônica?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde NET SES PE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

No puerpério, o fator primordial é não usar drogas que transpassem a barreira do leite materno (drogas citotóxicas). Nesse contexto podem-se utilizar: um bloqueador dos canais de cálcio (nifedipino de longa duração, dose máxima de até 120 mg/dia) ou um inibidor da enzima conversora da angiotensina (Captopril ou enalapril), as demais drogas desta classe medicamentosa não contam com estudos suficientes para liberação do uso em pacientes lactantes.

Podem ser associados, também, diuréticos em doses baixas, (Hidroclorotiazida 12,5mg dia), e ainda betabloqueadores, como o metoprolol ou propranolol. Por fim, se o manejo clínico não for suficiente poderá ser associado o uso de Hidralazina ou Metildopa.

Para conhecimento temos a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2020, da Sociedade Brasileira de Cardiologia como principal fonte de consulta

.

1. Barroso WKS, Rodrigues CIS, Bortolotto LA, Mota-Gomes MA, Brandão AA, Feitosa AD de M, et al.. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq Bras Cardiol. 2021;116(3):516-518. Disponível em:

(Acessado em:16/02/2023)

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento médico k86 hipertensão sem complicações anti-hipertensivos hipertensão período pós-parto prescrições de medicamentos

Documentos Relacionados