Protagonismo juvenil: conexões e heranças culturais e religiosas do Contestado / Juvenile leadership: connections and religious cultural heritages of the Contestado

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/04/2011

RESUMO

Esta tese foi desenvolvida na perspectiva metodológica das Ciências da Religião e contempla vários olhares, especialmente o da História, o da Antropologia e o da Sociologia. Ela procura apresentar os aspectos mais relevantes da Guerra do Contestado, considerando nela a importância da mensagem místico-profética de São João Maria e da participação de lideranças jovens. O Contestado, liderado em grande parte por jovens, produziu uma mística própria que se traduz numa espécie de identidade cultural do povo da região. Esta mística tem em João Maria, ainda hoje considerado santo e profeta, uma referência central. Por meio dela, aquela parcela da juventude que outrora foi violentada e silenciada, aos poucos, nos seus descendentes, volta a sonhar com uma sociedade liberta das diferentes formas de opressão e exclusão e passa a se organizar, de diferentes formas, para construir alternativas possíveis ao seu cotidiano e à sociedade. É nesse sentido que diversas experiências juvenis catarinenses procuram manter viva a memória do Contestado. Em geral, as suas diferentes formas de organização e mobilização apresentam três características, em torno das quais foi desenvolvida esta tese: certa referência ao Contestado, uma mística e uma religiosidade expressivas, normalmente fundadas nos valores e princípios cristãos e uma interface utópica diretamente conectada às práxis sócio-transformadoras do passado e do presente. A principal hipótese é que religiosidade não é necessariamente sinônimo de alienação, e, que a mística do Contestado é uma referência significativa de resistência, esperança e busca de alternativas para jovens catarinenses hoje. A pesquisa realizada teve caráter misto bibliográfico-empírico. Contempla uma revisão bibliográfica que analisa a evolução acadêmica do Contestado, e que incorpora categorias como: juventude(s), mística, experiência religiosa, cultura popular, heranças e ressignificação cultural. A tese contou com farto material oriundo de pesquisas e observação de eventos pastorais e socioculturais de jovens e, ainda, entrevistou 14 jovens e assessores de organizações juvenis, do campo democrático popular de Santa Catarina. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: primeiro, que tanto os jovens que atuaram na Guerra do Contestado, como os seus descendentes, ao agirem numa perspectiva revolucionária ou enquanto protagonistas de mudanças sociais, não abandonam a religiosidade e a mística, mas, ao contrário, bebem delas para melhorar sua práxis. E, segundo, que o Contestado, liderado em grande parte por jovens, produziu uma mística própria que se traduz numa espécie de identidade cultural do povo da região. Ele foi um movimento eminentemente religioso e é, ainda hoje, uma referência importante para muitos jovens que resistem ao atual processo de globalização neoliberal e estão empenhados na edificação de outro mundo possível. Enfim, constatou-se que diversas experiências juvenis catarinenses procuram manter viva a memória do Contestado

ASSUNTO(S)

contestado youth religiosity cultural heritage teologia juventude religiosidade heranças culturais

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