Proposta para a anÃlise de dados de detectores de ondas gravitacionais esfÃricos utilizando um modelo de transdutores independentes.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Apresentamos neste trabalho um mÃtodo desenvolvido com o objetivo de analisar os dados do detector de ondas gravitacinais Mario Schenberg, considerando este como uma rede de seis detectores tipo barra, cada qual acoplado a um transdutor. Baseando-se neste novo ponto de vista , calculamos a funÃÃo de transferÃncia de um modelo que prevà um Ãnico transdutor acoplado à suoperfÃcie esfÃrica. Desta forma, comparando o espectro dos dados de cada transdutor e comparando com a funÃÃo de transferÃncia cauculada neste trabalho, pudemos estimar qual a massa efetiva da barra equivalente sentida por cada um dos transdutores. Com base na mesma idÃia, construÃmos um filtro de correlaÃÃo (Matched Filter) , que nos permitiu identificar um determinado sinal gravitacional nos dados de saÃda de cada um dos transdutores de forma independente. AlÃm disso construÃmos um cÃdigo computacional para determinar a direÃÃo da onda gravitacional incidente, utilizando um mÃtodo proposto para uma rede de 5 detectores tipo barra. Os resultados obtidos mostram que a precisÃo na determinaÃÃo da direÃÃo da onda esta intimamente ligada com a relaÃÃo sinal-ruÃdo dos dados. ConcluÃmos que este à um mÃtodo promissor, pois nos permite analisar os dados e obter candidatos a onda gravitacional com um Ãnico transdutor, foto importante devido ao foto de se colocar todos os seis tansdutores em funcionamento simultÃneo. E, caso tenhamos cinco transdutores em funcionamento, com o auxÃlio do filtro de correlaÃÃo, podemos resolver o problema inverso.

ASSUNTO(S)

ondas gravitacionais processamento de dados detectores de ondas gravitacionais filtragem correlaÃÃo eletrÃnica problemas inversos transdutores

Documentos Relacionados