Programa remédio em casa: motivos da inatividade em uma unidade básica de saúde do município de São Paulo. / Program home remedy: reasons for inactivity in a basic health unit in São Paulo.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/08/2012

RESUMO

O Programa Remédio em Casa (PRC) da Prefeitura do Município de São Paulo entrega via correio, medicamentos de uso contínuo diretamente nas residências de pacientes hipertensos, diabéticos, dislipidêmicos e hipotireoideos em acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde. O Objetivo deste estudo foi identificar as causas da inatividade do PRC e comparar as razões referidas por usuários inativos, com os motivos registrados pela UBS no relatório gerencial. Estudo exploratório, de campo, com delineamento quantitativo, que usou a técnica de entrevista semiestruturada, realizada por contato telefônico, com o intuito de conhecer as características sóciodemográficas e os motivos que o tornaram inativo no PRC. Foram entrevistados 104 usuários, destes 68% do sexo feminino predominantemente acima dos 50 anos, 95% referiram estar satisfeitos com o programa. Os principais motivos referidos pelos usuários inativos foram: não estarem cientes do motivo da sua inatividade 48%, dificuldade em marcar consultas 12,6% e ausência de moradores na residência no horário da entrega pelos correios 9%. As razões apresentadas no relatório gerencial apontaram que 41,4% estavam sem justificativa, 19,8% mudaram de endereço e 25,2% por opção do usuário em não participar do programa. Os achados deste estudo mostraram importante discordância entre os motivos relatados pelos usuários inativos quando comparados com as razões apresentadas no relatório gerencial. A falta de acompanhamento aos usuários do programa pela UBS e a lacuna do conhecimento do usuário inativo em relação às regras que regem o PRC, justificam o alto índice de inatividade detectado, tendo vista elevada satisfação referida em relação ao programa. Conclui-se serem necessários programas de capacitação à equipe multiprofissional envolvida no programa, para que atuem de maneira organizada na captação de potenciais usuários, envolvendo os diferentes momentos do programa até as consultas médicas necessárias à manutenção deste indivíduo no PRC, abrangendo o maior número possível de beneficiados e modificando o elevado número de inativos no programa.

ASSUNTO(S)

saúde pública medicamentos-políticas pública programa rémedio em casa unidades básicas de saúde são paulo-município. programa remédio em casa (prc) inactive reason medication public policy. enfermagem

Documentos Relacionados