Produção de embriões pró-nucleares em fêmeas doadoras das raças Canindé e Saanen durante um programa de transgênese caprina. / Production of embryos pro-nuclear donor females and Saanen breeds Canindé during a program of transgenic goats.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/12/2008

RESUMO

A produção eficiente e a qualidade dos embriões pró-nucleares são fundamentais para o sucesso de um programa de transgênese caprina. Assim, este trabalho teve por objetivo comparar a produção quanti-qualitativa de embriões pró-nucleares em duas raças caprinas para posterior microinjeção de DNA. Para tanto, foram utilizadas fêmeas das raças Saanen (n = 12) e Canindé (n = 12), as quais tiveram o estro sincronizado pelo uso de esponjas vaginais por 10 dias e dcloprostenol no oitavo dia. Neste momento, as cabras receberam 120 mg (Canindé) ou 200 mg (Saanen) de NIH-FSH-P1, intervaladas de 12 h por três dias. As fêmeas também receberam 100 μg de GnRH às 36 h após a retirada da esponja e foram cobertas às 36 e 48 h após o final do tratamento progestágeno. A colheita embrionária foi realizada por lavagem do oviduto. Os embriões pró-nucleares foram microinjetados com uma construção de DNA contendo o gene hGCSF e a qualidade da microinjeção foi avaliada subjetivamente. Além disso, foram mensurados em cada embrião o diâmetro total, espessura da zona pelúcida, diâmetro do citoplasma e diâmetro dos pró-núcleos. A taxa de ovulação foi maior (P <0,05) na raça Saanen (24,5 11,7) que na raça Canindé (11,8 7,0). Foi verificada uma menor porcentagem (P <0,05) de estruturas fecundadas na raça Saanen (36,2%) em relação à raça Canindé (89,9%). A raça Canindé também produziu um maior porcentual (P <0,05) de embriões pró-nucleares: 72,5% vs. 20,6%. A microinjeção de DNA foi considerada boa em 96,7% e 73,3% nos embriões Canindé e Saanen, respectivamente (P <0,05). Diferenças significativas (P <0,05) foram observadas para todos os parâmetros embrionários mensurados, com exceção do diâmetro do citoplasma. Desta forma, doadoras da raça Canindé foram mais eficientes que aquelas da raça Saanen no que se refere à produção de embriões pró-nucleares.

ASSUNTO(S)

caprino embrião pró-nuclear microinjeção de dna transgênese raça naturalizada reproducao animal goat pronuclear embryo dna microinjection transgenesis local breed

Documentos Relacionados