Presença do observador nos mundos virtuais subjetivos : níveis de imersão e variações do observador
AUTOR(ES)
Amoretti, Maria Suzana Marc
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Este artigo procura mostrar a importância actante semiótico chamado de Observador para a concepção, construção, análise e uso de ambientes da realidade virtual. A identificação da tipologia. A identificação da tipologia do Observador empregada permite delinear estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos cognitivos que se quer atingir, através da maior e menor imersão - relação subjetiva de “ estar dentro “ de um cenário virtual- dos alunos, possíveis usuários modelo que, através da percepção situada dos esquemas mentais desencadeados por ela, poderão estabelecer relações subjetivas com o ambiente virtual identificando os diferentes graus de adesão com o Observador. A imersão nos mundos virtuais acontecerá conforme o grau de presença do Observador nestes ambientes.
ASSUNTO(S)
observer computador na educação cognitive sclence semiótica realidade virtual semiotics percepção virtual reallity immerion desenvolvimento cognitivo situaded perception visual perception cognitive strategy environment cognitive dimension informatic on education
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/29044Documentos Relacionados
- Fluidez nos mundos virtuais
- Metaverso : interação e comunicação em mundos virtuais
- Imersão e presença nos jogos FPS: uma aproximação qualitativa
- Mundos virtuais multiusuario : a construção de ambientes no active worlds
- As interfaces virtuais do social - imersão e extensão em ambientes virtuais: Second Life e BarCamp