Práticas de tortura narradas em Torquemada (1971), de Augusto Boal
AUTOR(ES)
Sandra Alves Fiuza
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Este estudo teve como finalidade compreender e historicizar o texto teatral Torquemada (1971), tanto por meio da investigação das representações construídas sobre a tortura no período da ditadura militar no Brasil pelo dramaturgo Augusto Boal quanto através das relações entre a forma dramática em que a peça está assentada o sistema curinga e a experiência social. Verificamos que na elaboração da ação das personagens havia a intenção do autor em provocar um certo efeito no leitor/espectador, sempre oscilante e não excludente: ora com recursos para suscitar a identificação com as vítimas de tortura, ora promovendo a devida distância crítica para incitar o repúdio à violência mostrada em quase todas as cenas. Entretanto, para compreender a organização da narrativa com maneiras variáveis de implicar o leitor/espectador em relação à cena (identificação ou distância) exigiunos antes uma reflexão sobre o processo criativo do dramaturgo que buscasse referências e o repertório a que ele recorria. Problematizamos questões relativas ao público do Teatro de Arena embasadas nos depoimentos de participantes do grupo e nas interpretações de críticos e de estudos acadêmicos posteriores e as referências stanislaviskianas e brechtianas na atividade artística de Boal. Em seguida, nossa discussão convergiu para a elaboração e reprodução de dada linguagem teatral o sistema curinga verificada nos textos teóricos escritos por Augusto Boal, e nas interpretações elaboradas por críticos e por acadêmicos. Por fim, procuramos interpretar o texto dramático Torquemada, cientes de que a forma não existe em si, e que a estrutura do sistema curinga faz sentido apenas quando associada a um conteúdo transmitido.
ASSUNTO(S)
história história e teatro - brasil historia teatro diatadura militar boal, augusto - 1931 - torquemada - crítica e interpretação
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=70Documentos Relacionados
- O teatro de Augusto Boal e a educação profissional em saúde
- Da resistência à desobediência: Augusto Boal e a I Feira Paulista de Opinião (1968)
- Tortura? Como o mecanismo nacional preventivo brasileiro conceitua e analisa práticas de tortura em espaços de privação de liberdade
- Práticas narradas : comunidade, participação e controle social no SUS
- Uma ciência da tortura? Cientificismo e marcas de tortura numa delegacia de Belo Horizonte, Brasil