Posicionamentos interacionais mobilizados por Tudo sobre minha mãe na rede social Filmow
AUTOR(ES)
GONZALEZ, Clarissa Rodrigues, LOPES, Luiz Paulo da Moita
FONTE
DELTA
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-12
RESUMO
Este artigo analisa os posicionamentos interacionais (DAVIES & HARRÉ, 1999) das/dos participantes da rede social Filmow ao comentarem aspectos relativos ao gênero e à sexualidade abordados em Tudo sobre minha mãe, de Almodóvar, destacando aqueles que remetem às personagens transgêneros. Privilegiamos um instrumental analítico que se centra na contextualização de pistas indexicais (WORTHAM, 2001). Por entender o gênero pelo prisma da performatividade (BUTLER, 1990), recorremos às Teorias Queer na fundamentação teórica. Os resultados indicam que o filme impulsiona as/os participantes a refletirem sobre performances discursivo-identitárias não hegemônicas, mesmo que nem sempre assumam posicionamentos transgressores. Aventam-se razões para as dificuldades de mobilizar discursos transgressivos.
ASSUNTO(S)
transgênero posicionamentos pistas indexicais tudo sobre minha mãe
Documentos Relacionados
- Corporalidade e desejo: Tudo sobre minha mãe e o gênero na margem
- A transmissão psíquica na poética familiar de Almodóvar: Volver (2006) e Tudo sobre Minha Mãe (1999)
- Performance narrativa multimodal de Agrado em Tudo sobre minha mãe: desarticulando a autenticidade de gênero
- Ai, minha mãe!
- No corpo de minha mãe: método emersivo