Performance narrativa multimodal de Agrado em Tudo sobre minha mãe: desarticulando a autenticidade de gênero
AUTOR(ES)
Gonzalez, Clarissa Rodrigues, Lopes, Luiz Paulo da Moita
FONTE
Rev. bras. linguist. apl.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-12
RESUMO
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar multimodalmente os recursos semióticos que a personagem Agrado, do filme Tudo sobre minha mãe de Almodóvar, mobiliza para desarticular a autenticidade de gênero ao enunciar um monólogo1. Como instrumental teórico-analítico, usamos três pistas indexicais - referência, predicação e descritor metapragmático (WORTHAM, 2001) -, a noção de posicionamento (DAVIES & HARRÉ, 1999) e os conceitos de reciclagem, reenquadramento e retransposição (TANNEN, 2006). Respaldando-nos nas Teorias Queer, objetivamos identificar as entextualizações (BAUMAN & BRIGGS, 1990; SILVERSTEIN & URBAN, 1996) que Agrado opera e as ordens de indexicalidade (BLOMMAERT, 2005) a que submete discursos em circulação.
ASSUNTO(S)
performance narrativa multimodalidade posicionamento entextualização ordens de indexicalidade
Documentos Relacionados
- Corporalidade e desejo: Tudo sobre minha mãe e o gênero na margem
- No corpo de minha mãe: método emersivo
- Posicionamentos interacionais mobilizados por Tudo sobre minha mãe na rede social Filmow
- A transmissão psíquica na poética familiar de Almodóvar: Volver (2006) e Tudo sobre Minha Mãe (1999)
- Ele, o marido da minha mãe: atributos do papel de padrasto entre adolescentes