Plano de Ãguas Municipal como Instrumento de PolÃtica PÃblica para UniversalizaÃÃo do Abastecimento de Pequenas Comunidades Rurais do SemiÃrido Cearense. / Municipal Water Plan as an Instrument of Public Policy for Universal Supply for Small Rural Communities of the Semiarid Region of the State of CearÃ

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/07/2011

RESUMO

A busca de uma soluÃÃo permanente para o problema do abastecimento de Ãgua para consumo humano de pequenas comunidades rurais dispersas no semiÃrido brasileiro pode ser equacionada por meio de uma polÃtica pÃblica voltada para a universalizaÃÃo e a sustentabilidade dos sistemas coletivos e individuais de abastecimento. Defende-se nesta pesquisa que o instrumento mais adequado para alicerÃar esta polÃtica pÃblica seria o Plano de Ãguas Municipal-PAM, que consiste numa visÃo focada do planejamento dos recursos hÃdricos para as pequenas comunidades rurais, mormente aquelas com populaÃÃo entre 3 a 50 famÃlias.O Plano de Ãguas Municipal à fundamentado numa aÃÃo proativa compartilhada entre a sociedade civil e o poder pÃblico para alcanÃar a universalizaÃÃo e a sustentabilidade desses sistemas. A conceituaÃÃo teÃrica e a base metodolÃgica para elaboraÃÃo de um PAM à abordada na presente tese tendo como referÃncia o plano pioneiro do MunicÃpio de MilhÃ, no Estado do CearÃ, que serviu de base para construÃÃo de uma polÃtica pÃblica tanto na esfera municipal como na esfera estadual voltadas para a universalizaÃÃo do abastecimento das comunidades rurais daquele municÃpio e com perspectivas de ampliaÃÃo para o resto do Estado e, provavelmente, pode vir a se tornar um instrumento aplicÃvel a todo o nordeste brasileiro.

ASSUNTO(S)

engenharia hidraulica planos de recursos hÃdricos, planos municipais, universalizaÃÃo do abastecimento, comunidades rurais. water resources plan, municipal plan, water supply universalization, rural communities.

Documentos Relacionados