Planejamento da qualidade do preparo mecanizado do solo para implantação de florestas de Eucalyptus spp utilizando o método desdobramento da função qualidade (QFD). / Planning of the quality of the mechanized soil preparation for eucalyptus spp using the quality function deployment.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

A qualidade do ambiente das áreas destinadas às florestas é afetada pelos problemas de compactação do solo devido a causas naturais e induzidas pelo tráfego de veículos. O objetivo deste trabalho foi definir as prioridades do preparo mecanizado do solo a partir das exigências das mudas de Eucalyptus spp. A execução do trabalho foi realizada entre dezembro de 2000 a maio de 2001, na Companhia Suzano de Papel e Celulose, município de São Miguel Arcanjo (S.P). O método utilizado teve duas fases: Planejamento da Qualidade, e Avaliação da Qualidade. A primeira fase, consistiu em sistematizar o conceito emitido, por uma equipe especializada na produção florestal, sobre a qualidade do preparo mecanizado do solo para mudas de Eucalyptus spp, utilizando-se do Desdobramento da Função Qualidade (QFD), e a segunda fase, Avaliação da Qualidade, consistiu em verificar as prioridades técnicas através de histograma e carta de controle. Os resultados evidenciaram que os itens da qualidade exigida não possuir limitações físicas, e sem restevas que limitem a mecanização tem respectivamente 19,4% e 15,0% de peso relativo. O requisito técnico profundidade do sulco de plantio relacionou-se fortemente com os itens da qualidade exigida, e apresentou 25,7% de peso relativo. Também, o indicador profundidade do sulco, correlacionou-se fortemente com a largura do sulco e com o tamanho dos torrões, cujos pesos relativos foram iguais a 26,4% e 23,0%. Os fatores operacionais do preparo mecanizado do solo, regulagens do sulcador/implemento e a distribuição da resteva superficial, apresentaram respectivamente 25,6% e 64,0% de pesos relativos, e os graus do custo econômico destes fatores foram respectivamente 1 e 5. As conclusões da pesquisa foram: os itens da qualidade exigida não possuir limitações físicas, e sem restevas que limitem a mecanização são prioritários para as mudas de Eucalyptus spp, sendo que a prioridade técnica foi a profundidade do sulco, tornando-se o indicador da qualidade do preparo mecanizado do solo, o qual será controlado através das regulagens do sulcador/implemento. Nas faixas de galhada, o controle da profundidade do sulco será determinado pela distribuição da resteva superficial.

ASSUNTO(S)

desdobramento da função qualidade forests florestas forest mechanization unfolding of the function quality mecanização florestal preparation of the ground eucalipto ground forest solo florestal preparo do solo

Documentos Relacionados