Founders painters of Academy of Fine Arts of Bahia : João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) and Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913) / Pintores fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O trabalho Pintores fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913) foi desenvolvido como atividade do Curso de Mestrado em Artes Visuais (MAV) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com inserção na linha de História da Arte Brasileira (ênfase Norte / Nordeste). Tem como objeto de pesquisa os pintores Miguel Navarro y Cañizares e João Francisco Lopes Rodrigues, integrantes do grupo de fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia, hoje Escola de Belas Artes (EBA) da UFBA, da qual o primeiro foi fundador-idealizador e o segundo professor-fundador. Nesse estudo é investigada cientificamente a atuação artística e profissional /institucional, bem como são analisadas obras dos referidos pintores. São consideradas suas relações profissionais e artísticas com o meio sócio-cultural e a citada Academia de Belas Artes. Desse modo busca-se compreender contextos e contribuições para a institucionalização acadêmica do ensino das artes plásticas na Bahia. Tal pesquisa compreendeu duas fases. Uma indireta, que se constituiu de uma pesquisa bibliográfica (ou de fontes secundárias) e documental (ou de fontes primárias). A segunda, direta, compreendeu pesquisa de campo. Nesta, foram utilizadas técnicas de observação direta intensiva para estudo analítico-descritivo da produção artística dos biografados. Na pesquisa indireta aplicou-se as abordagens próprias da História da Arte: biográfica, sociológica e histórica. É feita descrição e análise de documentos e manuscritos encontrados, muitos deles até aqui inéditos na literatura, como também análise de dados bibliográficos, além da descrição de obras localizadas, sendo algumas inéditas. Considera-se que esta pesquisa contribui para o preenchimento de lacunas na busca de compreensão sobre a vida e atuação dos dois artistas em pauta, assim como de parte da história dos primórdios do ensino acadêmico das artes na Bahia.

ASSUNTO(S)

navarroycañizares, miguel navarroycañizares, miguel rodrigues, joão francisco lopes pintura rodrigues, joão francisco lopes pintura painters

Documentos Relacionados