ParticipaÃÃo dos Trabalhadores nos Lucros das Empresas: DinÃmicas e TendÃncias / La Participation des Travailleurs aux benÃfits et rÃsultats des entreprises: dinamique et tendences.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/05/2004

RESUMO

Minha dissertaÃÃo procura atribuir a devida importÃncia ao surgimento da ParticipaÃÃo dos Trabalhadores nos lucros das empresas, de forma a analisar seus aspectos positivos e negativos. Procura mostrar que na estrutura sindical, polÃtica e social do Brasil, a PLRtenda a trazer mais aspectos positivos que negativos, do ponto de vista dos trabalhadores, da autonomia sindical e da melhoria da distribuiÃÃo de renda. O grande ponto fraco do sindicalismo brasileiro sempre foi sua ausÃncia dos locais de trabalho, imposta pela CLT, e a lei da PLR abriu, pela primeira vez, de forma legÃtima, protegida por lei, a possibilidade deste tipo de aÃÃo. Meu convÃvio com sindicalistas, e tambÃm com empresÃrios, ao participar, ao lado dos trabalhadores, em negociaÃÃes coletivas de trabalho, foi muito Ãtil, desde o inÃcio, sugerindo-me a importÃncia potencial da PLR e a necessidade de despertar um interesse mais amplo, entre os trabalhadores e na sociedade em geral, a seu respeito.

ASSUNTO(S)

mercado de trabalho; politica do governo relaÃes de trabalho participaÃÃo em lucros e resultados organizaÃÃo sindical nos locais de trabalho salÃrios profits rÃsultats organisation sindicalisme conflits changements brasil. [lei nÂ10.101, de dezembro de 2000] participaÃÃo no lucro da empresa - brasil relaÃÃes trabalhistas - brasil negociaÃÃo coletiva de trabalho - brasil sindicatos - organizaÃÃo â brasil

Documentos Relacionados