Papel da flagelina e de lipopolissacarídeos bacterianos na ativação de populações heterogêneas de macrófagos / The role of bacterial flagellin and lipopolysaccharide on the activation of heterogeneous macrophage subpopulations.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Os macrófagos (MO) são populações heterogêneas de células residentes em diversos tecidos, onde iniciam a resposta imune através do reconhecimento de padrões moleculares de patógenos. Para avaliar a modulação funcional dessas populações, MO peritoneais (PM) e alveolares (AM), com perfil M1 e M2, foram ativados in vivo por flagelina (FliCi) e lipopolissacarídeos bacterianos (LPS). Esse trabalho mostra que o microambiente parece influenciar a resposta diferencial das populações de MO, uma vez que a expressão de MHCII, CD80, CD86 e CD40 e produção de NO por PM são mais intensamente modulados por FliCi, enquanto os AM são mais sensíveis ao LPS. Porém, dentro da população de PM, encontramos duas subpopulações distintas, nomeadas F4/80hi e F4/80lo. A população F4/80hi parece adquirir um perfil M1 após estimulo com FliCi, com alta expressão de iNOS, enquanto a população F4/80sup>lo apresenta um perfil M2, com maior expressão basal de mTGF-ß, indicando que a heterogeneidade dos MO também pode estar expressa no mesmo microambiente.

ASSUNTO(S)

heterogeneidade flagelina lipopolissacarídeos toll like receptors inflammation macrófagos inflamação heterogeneity lopopolysaccharide macrophages receptores do tipo toll flagellin

Documentos Relacionados