Padrões alares e efeitos da fragmentação de habitat na estrutura genetica de Heliconius erato phyllis (Fabricius, 1775) (Lepidoptera, Nymphalidae, Heliconiini) / Wings pattern and effects of habitat fragmentation on genetic structure of Heliconius erato phyllis (Fabricius, 1775) (Lepidoptera, Nymphalidae, Heliconiini)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Espécies com distribuições continentais podem ocupar várias zonas climáticas e diferentes vegetações, e forças seletivas locais podem gerar diferenças entre populações. A borboleta Heliconius erato phyllis possui esse tipo de distribuição e o teste G revelou diferenças significativas nos padrões de coloração das asas anteriores entre machos de diferentes regiões, mas não entre fêmeas. Melanismo, seleção sexual, atividade hormonal e predação podem estar envolvidos. O número de raios vermelhos nas asas posteriores apresentou correlação positiva com o comprimento das asas anteriores (CAA), mas exceções sugerem que tamanho e temperatura atuem como ativadores de hormônios que elevam a concentração de pigmentos para a formação dos raios. ANOVA demonstrou médias do CAA diferentes entre as populações, e o teste de Tukey apontou os maiores indivíduos em 3 sítios costeiros. Uma análise de componentes principais apontou altas temperaturas, pluviosidade e estabilidade climática como fatores ligados ao grande CAA. Esses fatores possivelmente contribuem com o crescimento de hospedeiras e com o desempenho larval. Técnicas moleculares usando marcador microssatélite foram aplicadas nas populações, em três escalas geográficas e uma temporal. Os resultados mostram grande variabilidade genética e populações sem isolamento por distância em escala continental. A reprodução é panmítica e os indivíduos possuem alta capacidade de dispersão mesmo entre fragmentos urbanos. Na escala temporal ocorreram diferenças estruturais moderadas, provavelmente devido a gargalos. Estudos em populações fragmentadas e de ampla distribuição ajudam a entender os efeitos do isolamento sobre a estrutura genética dessas populações e propor planos de manejo e conservação.

ASSUNTO(S)

borboleta - ecologia variabilidade genetica população - biologia microssatelites (genetica) morfometria butterfly genetic variability population microsattelites (genetics) morphometry

Documentos Relacionados