Paciente idoso, fumante e com tuberculose tratada há um ano. Laudo do último exame de Raio-X “massa tumoral na base do pulmão esquerdo”. Qual a melhor indicação para a tomografia de pulmão? Com ou sem contraste?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Não existem estudos comparando o uso de contraste em tomografias de tórax para diagnóstico de massas pulmonares. Essa diferenciação parece ser útil em nódulos pulmonares solitários, menores que 3cm de diâmetro, em que o uso de contraste pode predizer uma lesão benigna com alta sensibilidade (1).

Massa tumoral é uma lesão visível ao raio-x, maior do que 3cm de diâmetro, e que é frequentemente maligna (2). O National Collaborating Centre for Acute Care, do Reino Unido, recomenda a realização de tomografia com contraste de tórax, com extensão para fígado e adrenais, em todos os pacientes com suspeita de câncer de pulmão para o diagnóstico e estadiamento da doença, devendo ser feita antes da broncoscopia ou de qualquer outro método diagnóstico (3).

O American College of Chest Physicians possui as seguintes recomendações quanto às lesões radiológicas pulmonares suspeitas de malignidade (4):

ASSUNTO(S)

apoio ao diagnóstico médico a30 exame médico/avaliação de saúde/completo doenças transmissíveis tuberculose d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais prevenção e controle do câncer

Documentos Relacionados