Os médicos e os embates do cientificismo na obra de Eça de Queirós (1875-1888) / The doctors and the conflicts of scientism in the works of Eça de Queirós (1875-1888)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/04/2011

RESUMO

Durante a segunda metade do século XIX, a atenção dada à ciência, que ganha então maior espaço na literatura, cresce muito. A Medicina estava em ascensão, e grande foi a sua importância no controle de enfermidades e redução do número de mortes prematuras. Além disso, os médicos ainda enfrentavam, apesar de tudo, dificuldades para se estabelecerem socialmente, uma vez que ainda existia o costume da busca de curandeiros, boticários e benzedeiras. Eça de Queirós, que, neste particular, traça um panorama diversificado e valioso da situação portuguesa, aborda o cientificismo, colocando-o em xeque, juntamente com o discurso religioso, ambos ainda com tanto prestígio na esfera dos assuntos públicos. Muitos estudiosos ainda veem na obra de Eça um caráter exclusivamente doutrinador, e no discurso científico percebem apenas um contraponto ao discurso religioso. A análise de três obras que trazem médicos como personagens secundários ou como protagonistas na trama mostra que não era somente este o papel do cientificismo queirosiano em O Primo Basílio, O Crime do Padre Amaro e Os Maias. Através dos médicos dos romances da fase mais marcadamente realista-naturalista de Eça (Julião, Dr. Gouveia e Carlos Eduardo) é possível perceber o quanto Eça avança de posições mais doutrinárias (da década de 70) para posições mais complexas e problematizadoras (da década de 80)

ASSUNTO(S)

positivismo medicina no século xix realismo-naturalismo outras literaturas vernaculas queirós, eça de, 18451900 crítica e interpretação - teses queirós, eça de, 18451900. o primo basílio teses queirós, eça de, 1845 1900. o crime do padre amaro teses queirós, eça de, 1845 1900. os maias - teses medicina na literatura teses médicos - ficção - teses ciência e literatura teses ciência e religião teses positivism medicine in the xix century realism-naturalism

Documentos Relacionados