Os custos totais da Ãgua como um bem econÃmico e Social no municÃpio da praia (cabo verde). / THE TOTAL COST OF WATER AS AN ECONOMIC AND WELL SOCIAL IN THE CITY BEACH (CABO VERDE.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/01/2011

RESUMO

A crenÃa antiga na visÃo da Ãgua como um bem livre vem acentuando ainda mais as dificuldades de acesso em quantidade e qualidade para as sociedades ao redor do mundo, nomeadamente nos paÃses em desenvolvimento e para as classes menos favorecidas. A Agenda 21 e a DeclaraÃÃo de Dublin (ONU, 1992) tiveram o mÃrito de colocar a Ãgua como um âbem econÃmicoâ no centro do debate em nÃvel global. à neste contexto que este trabalho se propÃe avaliar os custos totais da Ãgua no arquipÃlago de Cabo Verde, paÃs que enfrenta o problema de escassez de maneira crescente em razÃo, entre outros fatores, do aumento da populaÃÃo e do crescimento da atividade econÃmica. Especificamente, esta pesquisa à realizada no Concelho da Praia1, onde se encontra a capital do PaÃs, a qual enfrenta altos nÃveis de escassez de Ãgua, portanto, podendo resultar em elevados custos econÃmicos e sociais para a populaÃÃo e para a economia, principalmente pela descontinuidade da oferta e os mecanismos de racionamento da Ãgua. A AgÃncia de RegulaÃÃo EconÃmica (ARE) e o Conselho Nacional de Ãguas (CNAG) de Cabo Verde tÃm abordado o custo da Ãgua com base na anÃlise financeira, levantando os custos de manutenÃÃo e operaÃÃo dos sistemas de produÃÃo e distribuiÃÃo de Ãgua que servem de base na definiÃÃo das tarifas. Contrariamente, este trabalho baseou-se na abordagem de Rogers et al. (1998), que preconizam a avaliaÃÃo do custo total que corresponde à soma do custo total de provisÃo e dos custos econÃmicos, incluÃdos nestes as externalidades e o custo de oportunidades. Os resultados revelaram que, no Concelho da Praia, os custos totais da Ãgua sÃo da ordem de ECV 2.743.057.388,00. Este valor representa 4,24% do valor do PIB em 2007. O custo da Ãgua por metro cÃbico atinge o montante de ECV 1.245,74 (11,30 Euros), um valor bastante elevado para os padrÃes de vida local. Os custos econÃmicos totais representam noventa e seis por cento (96%) dos custos totais da Ãgua no MunicÃpio, o que enfatiza a importÃncia deste componente. Por Ãltimo, o custo total de provisÃo, aquele que a AgÃncia de RegulaÃÃo EconÃmica considera no desenho de tarifas em Cabo Verde, foi avaliado em torno de duzentos trinta e sete escudos (ECV 237,71) por metro cÃbico de Ãgua, um valor que à compatÃvel com a tarifa mÃdia, atualmente em vigor, contudo, muito abaixo do valor que à pago pelas famÃlias nÃo ligadas à rede pÃblica (ECV 433,33⁄m3).

ASSUNTO(S)

outros escassez de Ãgua. custo total da Ãgua. cabo verde. water scarcity. water full costs. cape verde Ãgua - conservaÃÃo Ãgua - desperdÃcio Ãgua - custos

Documentos Relacionados