AnÃlise e modelagem de trÃfego do mundo virtual second life

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Mundos Virtuais (VW), como os Jogos Sociais Massivos para MÃltiplos Jogadores (MMOSG), tÃm ganhado muita atenÃÃo da mÃdia e da comunidade da Internet nos Ãltimos anos, principalmente devido à nova maneira dos usuÃrios interagirem com eles. Entretanto, pouco esforÃo foi despendido na intenÃÃo de entender seus padrÃes de trÃfego e suas implicaÃÃes na Ãrea de gerenciamento de rede. AlÃm disso, com a atual taxa de crescimento do nÃmero de usuÃrios dos mundos virtuais, a demanda de trÃfego poderà eventualmente impor uma carga significativa na operaÃÃo de uma rede de um Provedor de Acesso à Internet (ISP) tÃpico. Atentando para estes fatos, este trabalho se propÃe a analisar, modelar e simular o comportamento do trÃfego de um mundo que vem se tornando muito popular, o Second Life (SL). Este mundo virtual conta hoje com mais de 10 milhÃes de usuÃrios cadastrados, atinge picos de atà 60 mil usuÃrios on-line simultaneamente (42 mil em mÃdia) e movimenta mais de 7 milhÃes de dÃlares mensais. Os resultados das anÃlises sÃo apresentados para diferentes ambientes e aÃÃes dos avatares (representaÃÃo de um usuÃrio dentro do VW). Observou-se que o mundo virtual Second Life nÃo possui os mesmos requisitos de rede que jogos on-line em geral. Em algumas situaÃÃes este VW gera em mÃdia 300 kbps de vazÃo, podendo atingir picos de 500 kbps. Isto està muito alÃm dos requisitos de rede necessÃrios para a maioria dos jogos on-line estudados pela comunidade cientÃfica. Estendendo a anÃlise, modelos probabilÃsticos foram criados e implementados em um simulador de rede. Deste modo, o resultado deste trabalho auxilia a Ãrea de gerenciamento e planejamento de rede de um ISP a estimar o impacto do uso intenso de mundos virtuais em suas redes de acesso e backbones. Os modelos para geraÃÃo de trÃfego sintÃtico tambÃm sÃo muito Ãteis para a comunidade cientÃfica para uso em simulaÃÃes de redes

ASSUNTO(S)

anÃlise de trÃfego simulaÃÃo de trÃfego traffic simulation mundos virtuais (vws) ciencia da computacao traffic analisys virtual worlds (vws) traffic modeling modelagem de trÃfego

Documentos Relacionados