Objetos de (re) produção : por uma tecno-estética da música eletrônica
AUTOR(ES)
Malhão, Rafael da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
A presente pesquisa está localizada em algum ponto entre uma antropologia da arte e uma antropologia das técnicas e tecnologias, visando dar conta das relações que se estabelecem entre as produções tecnológicas e as produções artísticas. Para isso buscou-se por meio da análise de uma (das possíveis) história da música eletrônica de pista, bem como, a prática dos DJs e produtores (principalmente de house music e techno), entender qual o papel das tecnologias tanto na estética deste tipo de música, assim como, os tipos de movimentos sociais e processos de subjetivação influenciados por estas conexões tecnológicas. A questão que orientou o desenvolvimento da pesquisa foi localizar, por meio das práticas, a existência de uma igualdade de engajamento entre homens e máquinas no processo de produção artístico, e, por conseqüência, novas formas de subjetivação.
ASSUNTO(S)
antropologia da arte dj musique électronique de danse antropologia da tecnologia música eletrônica de la technologie les techniques
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/29310Documentos Relacionados
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