O uso prolongado de anticoncepcional injetável trimestral (Acetato de medroxiprogesterona) pode causar menopausa precoce?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Não há relato de que o uso continuado de Acetato de Medroxiprogesterona intra-muscular a cada três meses como método anticoncepcional esteja relacionado à menopausa precoce. No entanto, embora não haja impacto permanente na função endócrina, o retorno à fertilidade pode ser retardado após a parada da medicação.

Em outras palavras, a mulher voltará a ter capacidade de engravidar da mesma forma que antes do início do uso da Acetato de Medroxiprogesterona, mas isso pode demorar alguns meses até que o ciclo menstrual volte ao normal.

Este tempo costuma ser mais prolongado em mulheres obesas. É recomendável que toda mulher que queira iniciar anticoncepção, mas que tenha planos de engravidar em um ou dois anos seja alertada e discuta com seu médico quanto à escolha de outro método contraceptivo.

 

 

ASSUNTO(S)

saúde da mulher agente comunitário de saúde w14 contracepção/outros acetato de medroxiprogesterona anticoncepção imunológica medroxiprogesterona d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados