O Teatro Essencial de Denise Stoklos: caminhos para um sistema pessoal de atuação / O Teatro Essencial de Denise Stoklos: caminhos para um sistema pessoal de atuação
AUTOR(ES)
Ipojucan Pereira da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Analisa as características do espetáculo solo no Teatro Essencial de Denise Stoklos, e investiga e organiza os processos de atuação solista do performer essencial. Para a coleta dos dados: a) levanta-se por meio de pesquisa bibliográfica, audiovisual e dos espetáculos: os procedimentos de atuação performática, as características do espetáculo do tipo solo e as teorias sobre o Teatro Essencial; b) utilizam-se entrevistas qualitativas semi-orientadas, feitas com Denise Stoklos, três professores-assistentes e quatro alunos participantes do projeto Solos do Brasil, e um performer essencial. Aponta como principais resultados: a) o performer essencial é o epicentro do acontecimento cênico; b) a exploração do potencial idiossincrático; c) os eixos principais são o corpo, a voz e a intuição; d) a autoria sob responsabilidade do atuante. Conclui que a dinâmica do processo de atuação solista imbrica-se com o cotidiano e leva o performer essencial a se manter num estado constante de autopercepção, captando os elementos que farão parte da dramaturgia espetacular e articulando ritmicamente o corpo e a voz para estimular o espectador à percepções diferenciadas.
ASSUNTO(S)
atuação essential theater performance teatro essencial denise stoklos denise stoklos
Documentos Relacionados
- Denise Stoklos : uma noção de ator: reflexões a partir do teatro essencial
- O teatro como um sistema de comunicação
- A musicalidade como arcabouço da cena: caminhos para uma educação musical do teatro
- Custo total com pessoal para implementação de um sistema de apoio à decisão em enfermagem
- Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição