O REVERSO DO ÊXTASE: SILÊNCIOS E SOLAVANCOS EM A PAIXÃO SEGUNDO G. H. A NARRATIVA AGÔNICA NA TRAVESSIA DO SER
AUTOR(ES)
Maria Edinara Leão Moreira
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
21/06/2011
RESUMO
Em A paixão segundo G. H., romance de Clarice Lispector, publicado em 1964, no qual se busca verificar como se dá a desintegração mimética na narrativa, ocorre uma situação cotidiana e banal uma mulher, identificada apenas como G. H, mata uma barata , mas esse fato adquire muitas dimensões na narração e origina uma busca existencial da personagem. Essa busca desencadeia transformações na psicologia de G. H., as quais são revistas, no estudo, à luz da teoria freudiana, principalmente, da teoria das pulsões, do elemento estranho e do princípio de prazer. Também se busca verificar o processo da abjeção de Kristeva, e suas correspondências na narrativa. A análise se faz pela inserção na leitura na tentativa de mostrar como acontece o desfazer-se da ilusão referencial e o fracasso da narrativa, que encontra seus limites no silêncio.
ASSUNTO(S)
silêncio êxtase teoria freudiana narrativa mimética clarice lispector letras clarice lispector mimetic narrative freudian theory ecstasy silence
ACESSO AO ARTIGO
http://coralx.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3797Documentos Relacionados
- O itinerário místico-poético : o realismo em a paixão segundo G. H.
- O escritor como passagem: uma poética do silêncio em A paixão segundo G. H.
- UMA LINGUAGEM (ESCRITA) ESQUIZOFRÊNICA: A EXPERIMENTAÇÃO DE A PAIXÃO SEGUNDO G. H. DE CLARICE LISPECTOR
- Alteridade e silêncio em A paixão segundo G. H de Clarice Lispector
- A queda do eu e o gozo da linguagem em A paixÃo segundo G.H.