O PT e a educação : a participação dos intelectuais catolicos na gestão Luiz Erundina (1989-1992) / The PT and the education: the catholic intellectuals participation in Luiza Erundina s administration (1989-1992)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O trabalho tomou como objeto de análise a participação dos intelectuais católicos na formação do PT e de seu projeto educativo para o município de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina. Ainda que o PT tenha nascido das lutas concretas dos trabalhadores no ocaso da ditadura civil-militar, minha abordagem procura relacionar a inexistência de uma práxis revolucionária ao ecletismo teórico presente no interior do partido desde suas origens. A hegemonia do grupo ligado aos sindicalistas, sob influência dos intelectuais católicos, colaborou para a organização dos trabalhadores na luta contra o capital, mas, ao mesmo tempo, contribuiu para a transformação do PT em um partido da ordem. A apreensão do objeto de pesquisa foi fundamentada no materialismo histórico-dialético utilizando como fonte de pesquisa os documentos oficiais do partido, bem como as manifestações dos diferentes intelectuais presentes na imprensa e em outras publicações. Inicialmente fez-se um histórico das lutas operárias ao longo do século XX até o período de crise do Regime civil-militar, com o respectivo nascimento do movimento sindical. Em uma segunda etapa, analisamos os fundamentos pressupostos teóricos que alicerçaram o discurso hegemônico dentro do PT e de suas propostas no âmbito da educação.

ASSUNTO(S)

intelectuais historia education political parties history educação popular educação popular education intellectuals partidos politicos

Documentos Relacionados