O processo de implantação da rede internacional das instituições salesianas de educação superior e a afirmação da identidade confessional salesiana

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente, mais diretamente ao Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior GEPPES/UCDB. Tem como objeto de pesquisa a análise de constituição da Rede Internacional das Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) como movimento criado com o objetivo de fortalecer sua identidade e reforçar o compromisso social com a juventude das classes populares, para fazer frente ao movimento de empresariamento da educação pelo capital financeiro. Os objetivos específicos consistem em: a) Verificar como ocorreu o processo de implantação da Rede IUS; b) Identificar qual é a concepção de identidade confessional salesiana expressa pela Rede IUS. Como procedimento técnico-metodológico utilizou-se a análise de documentos produzidos pelas IUS, no sentido de explicitar as razões para a constituição da Rede, seus sentidos e contradições, bem como sua influência para a afirmação da identidade das instituições universitárias confessionais. Infere-se que a mundialização do capital, as exigências decorrentes do modelo neoliberal e as políticas públicas educacionais implantadas sob orientação dos organismos multilaterais, com repercussões nos países em processo de desenvolvimento, provocaram, entre outras, o movimento de privatização da educação superior, o surgimento de um modelo de universidade empresarial e a formação de conglomerados econômico-empresariais cuja principal finalidade é a obtenção de lucros financeiros com a exploração dos serviços educacionais. O fortalecimento da visão empresarial da educação superior pela expansão dos grupos privados desestruturou tradicionais universidades comunitárias confessionais que se dedicam à educação superior sob uma ótica humanista, o que as levou a criar estratégias, como a construção da Rede IUS, no sentido de preservar sua identidade no conjunto das IES brasileiras, além de colaborar para sua própria sobrevivência institucional. Atualmente acham-se pressionadas pela instauração exarcebada da concorrência por alunos, revelando-se despreparadas para enfrentar o movimento da globalização sobre a educação superior. É nesse contexto que surge a Rede Internacional das IUS com o objetivo de garantir e preservar a sua identidade institucional.

ASSUNTO(S)

políticas educacionais instituições salesianas de educação superior identidade institucional. educacao política educacional; ensino superior e estado; universidades e faculdades católicas educational policies salesian institutions of higher learning institutional identity.

Documentos Relacionados