O papel do capital humano na desigualdade de salários no Brasil no período 1981 a 2006 / The role of human capital in the wage inequality in Brazil from 1981 to 2006.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A relação entre capital humano e desigualdade depende do quão desigual é a distribuição de atributos produtivos entre os trabalhadores e da forma como o mercado remunera estas diferenças. No Brasil, os retornos à escolaridade e a desigualdade educacional são elevados, de modo que a educação desempenha um importante papel na explicação de sua elevada iniqüidade de renda. Desde 1980, os trabalhadores brasileiros estão cada vez mais educados. Este artigo procura entender quais os impactos destas transformações sobre a dispersão salarial no Brasil entre 1981 e 2006. Conclui-se que os retornos à educação apresentam um impacto positivo sobre a desigualdade de salários. Já o aumento da escolaridade, que atuou no sentido de elevar a desigualdade de rendimentos nos anos 1980, não vem apresentando impactos significativos sobre a dispersão salarial a partir de então. Simulações mostram que as melhorias educacionais devem colaborar para a redução da desigualdade de salários a partir de 2012.

ASSUNTO(S)

economia educação income inequality human capital desigualdade de renda salários capital humano economics education wages

Documentos Relacionados