O papel das células Treg e da IL-2 na resposta policlonal de células CD4+ durante a infecção pelo Plasmodium chabaudi. / The role of Treg cells and IL-2 in polyclonal CD4+ T cells response during Plasmodium chabaudi infection.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Durante a ativação policlonal induzida pelo P. chabaudi a maior fonte de IL-2 são as células CD4+ ativadas, além disso, acorre a expansão de células Treg. No dia 7 após a infecção, a ausência de células Treg leva a uma exacerbação da ativação de células CD4+, além de altos níveis de anticorpos anti-P.chabaudi e auto-anticorpos. A neutralização da IL-2, com Mab anti-IL-2 JES6-1, na fase aguda da infecção leva a uma redução no número de células Treg. No dia 20 de infecção, a freqüência de células CD4+ ativadas esteve elevada e as células Treg voltaram aos níveis basais. Experimentos in vitro mostraram que a neutralização da IL-2 não altera a proliferação antígeno-específica de células CD4+ da fase aguda da infecção, porém, em tempos tardios da infecção houve um drástico aumento na freqüência de células CD4+ que proliferam em resposta a eritrócitos parasitados. Podemos concluir que a IL-2 e as células Treg são capazes de limitar a ativação policlonal induzida pelo P. chabaudi ainda que com cinéticas distintas.

ASSUNTO(S)

células t reguladoras il-2 il-2 resposta imune immune response plasmodium chabaudi malaria malária lymphocytes linfócitos plasmodium chabaudi regulatory t cells

Documentos Relacionados