O ofício da liberdade: contratos de locação de serviços e trabalhadores libertandos em São Paulo e Campinas (1830 - 1888) / The craft of freedom: service renting contracts and freed workers in São Paulo and Campinas (1830 1888)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/06/2012

RESUMO

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar arranjos de trabalho e disputas por liberdade encerradas em contratos de locação de serviços registrados entre os anos de 1830 e 1888 no Primeiro Cartório de Notas da Capital, em São Paulo, e no Primeiro Tabelionato de Notas de Campinas. Estes contratos inserem-se na lógica das alforrias compensatórias produzidas ao longo do século XIX, tendo proporcionando a continuidade do domínio escravista e da exploração do trabalho dos egressos da escravidão no pós-emancipação. Dessa forma, demarcaram a entrada precária dos egressos da escravidão no mundo da liberdade. A documentação analisada inclui ainda registros de disputas judiciais associadas a contratos de locação de serviços que demonstram as negociações e conflitos vividos na prática social entre a camada senhorial e os trabalhadores dispostos a realizar seus projetos de liberdade.

ASSUNTO(S)

19th century alforrias contratos de locação de serviços freed workers história social do trabalho labor history manumission século xix service renting contracts trabalhadores libertandos

Documentos Relacionados