O impacto do Programa Agente Rural sobre nÃvel tecnolÃgico, geraÃÃo de emprego, renda e qualidade de vida das famÃlias assistidas do Estado do Cearà / The impact of Rural Agent Program abaut the level technology, employment and income generation and quality of life the assisted families of Ceara State.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/04/2009

RESUMO

Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do Programa Agente Rural (PAR) sobre o desempenho dos produtores assistidos nos municÃpios selecionados. Para tal finalidade, realizou-se um levantamento de dados primÃrios nos municÃpios de BaturitÃ, Iguatà e QuixadÃ. Aplicaram-se 90 questionÃrios: 45 para produtores assistidos e 45 para os produtores nÃo-assistidos, selecionados aleatoriamente. Realizaram-se anÃlise tabular, testes t-Student e H de Kruskall-Wallis para comparaÃÃo das mÃdias e proporÃÃes, respectivamente, a fim de mensurar o impacto do programa sobre os produtores assistidos no Estado do CearÃ. A pesquisa observou que, em geral, os produtores assistidos possuem caracterÃsticas socioeconÃmicas mais favorÃveis a utilizaÃÃo de novas tecnologias, tais como idade, grau de instruÃÃo e posse da terra, em relaÃÃo aos nÃo-assistidos. Assim, conclui-se que as caracterÃsticas socioeconÃmicas dos produtores assistidos contribuÃram com o seu nÃvel tecnolÃgico e consequentemente com geraÃÃo de emprego e renda. Comparando os grupos de produtores, verifica-se que os assistidos pelo PAR apresentam maior nÃvel tecnolÃgico em relaÃÃo aos nÃo-assistidos. O PAR apresenta impactos positivos na geraÃÃo de emprego e renda dos produtores assistidos. Em geral, o Ãndice de qualidade de vida dos produtores assistidos à superior em relaÃÃo a aos nÃo-assistidos. A avaliaÃÃo dos produtores no que diz respeito à qualidade dos serviÃos prestados pelos agentes rurais à satisfatÃria. Isso mostra que, apesar de o nÃmero de agentes nos municÃpios ainda ser pequeno para atender a demanda existente, o programa tem beneficiado as famÃlias assistidas.

ASSUNTO(S)

economia agraria agente rural rural agent nÃvel tecnolÃgico qualidade de vida emprego renda technology level quality of life finance employment

Documentos Relacionados