O discurso amoroso do (NA) MPB

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1989

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo o estudo do Discurso Amoroso da Música Popular Brasileira dentro da metodologia proposta pela Análise de Discurso. Inicialmente, abordo a questão da seleção do corpus através de sucessivas e significativas filtragens que este se delimita. Estudando, então, discursivamente, as letras de sambas líricos-amorosos e sambas-canções, de Ataulfo Alves e Lupiscínio Rodrigues, procuro investigar como através da figura da mulher, amoroso, presença constante e ausência inevitável, se constrói identidade do sujeito amoroso. Na tentativa de deslocar o t.ema amoroso como "mera banalidade", lugar tão somente do mesmo, da reprodução, e demonstrá-lo, ao contrário, como possibilidade de ruptura, de transformação, busco descrever, a partir de determinados conceitos teóricos estabelecidos pela Análise de Discurso, a relação que se pode observar entre discurso amoroso da MPB (enquanto discurso pertencente a um grupo social dominado) e discurso cientifico (enquanto discurso pertencente a um grupo social dominante) isto porque, revestindo-se o tema amoroso de uma função estruturante, importa sobretudo ao discurso amoroso o compromisso da explicação, da descrição, da definição, enfim, da organização de um "eu", identidade representativa de uma cultura dominada. É ainda no quadro dessa preocupação a respeito da relação de forças (conflito ideológico) entre grupos sociais distintos, constitutiva de seus discursos, que se insere, e se desenvolve, a discussão sobre as condições sócio-históricas de surgimento do samba e sambacanção; pois que a determinação do que vem a ser orodução popular, de um grupo a outro, participa sianificativamente do dizer amoroso da MPB

ASSUNTO(S)

amor na literatura poesia brasileira musica popular - brasil

Documentos Relacionados