O Codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano
AUTOR(ES)
Silva, Josie Agatha Parrilha da; Neves, Marcos Cesar Danhoni
FONTE
EDUEM
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015
RESUMO
A obra que se abre aos olhos dos leitores compreende a relação entre a Arte e a Ciência no Renascentismo a partir das relações maduras entre Galileo Galilei (1564-1642) e Lodovico Cardi (1559-1613) conhecido como Cigoli. Compreende uma pesquisa de meio década dessa relação que se inicia a partir da Madonna Assunta pintada num afresco, por Cigoli, na cúpula da capela Paolina na Basílica Papale di Santa Maria em Roma. Três fontes primárias são estudadas: o Sidereus Nuncius, o Istoria e Dimostrazione sulle Macchie Solari e loro Accidenti, de Galileo Galilei, e o Carteggio fra Cigoli e Galileo.
ACESSO AO ARTIGO
http://books.scielo.org/id/bww3zDocumentos Relacionados
- Conclusões e conjecturas sobre a aproximação arte-ciência e o que pode nos revelar o Codex Cigoli-Galileo
- Apêndice 3 - (Personagens citados no carteggio Cigoli-Galileo)
- 5. A relação entre a arte e a ciência a partir de Cigoli e Galileo
- "Diálogos sobre o tempo - arte e ciência, educação"
- Uma mulher no seu tempo: ciência, arte e educação num percurso de vida