O capital intelectual e as formas alternativas de sua mensuração pelas empresas: um estudo Ilustrativo em uma empresa de calçados da Paraíba.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este trabalho analisa o capital intelectual sobre as mais diversas abordagens dentro de uma célula social ou empresa. Nota-se que praticamente todos os países do mundo capitalista estão vivendo a nova era da informação, onde a busca da mensuração e da avaliação do capital intelectual é de suma importância para a administração das células sociais. O objetivo primordial deste trabalho é tentar identificar e demonstrar o capital intelectual sob a ênfase econômica. Assim, alguns autores conceituam o capital intelectual como o valor do capital de uma empresa que é igual ao seu valor de mercado, menos o seu valor contábil e como o conjunto de conhecimentos que cada pessoa acumula. É subjetivo, envolve a razão e a emoção. Contudo, as formas alternativas de mensuração do capital intelectual propostas neste trabalho possuem o intuito de aproximação com a realidade das empresas atuais, onde o capital intelectual a cada dia assume maior destaque na composição do valor da empresa. É neste contexto, que a empresa desse estudo possui sua importância e vê o capital intelectual como de suma importância para a organização como um todo. A gestão do conhecimento e do capital intelectual nas empresas é uma tendência mundial, pois só assim estas continuarão no mercado e, principalmente, obtendo lucros num mercado cada vez mais competitivo. No estudo ilustrativo observamos a importância dada ao capital intelectual pela empresa em questão.

ASSUNTO(S)

capital intelectual social cells knowledge society and labor market sociedade do conhecimento e mercado de trabalho célula social intellectual capital economia

Documentos Relacionados