O bambear semiótico no samba: da canção ao salão
AUTOR(ES)
Rachelina Sinfrônio de Lacerda
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
O seguinte trabalho pretende investigar, através da Semiótica da Cultura unida aos estudos críticos-literários da MPB, a intersemiose no samba, mais precisamente, o diálogo intersemiótico entre dois sistemas de linguagens distintas - a poesia da canção de samba (linguagem verbal) e a dança samba de salão (linguagem não-verbal) -, a partir de uma análise sincrônica envolvendo três coreografias mediadas pelas canções: Deixa isso pra lá (Alberto Paz e Edson Meneses) por João Sabiá (2007), Aquele Abraço (Gilberto Gil, 2000) e Pilotando o Bonde da Excursão (Marcelo D2, 2004). Tal investigação partirá de como esta dança, compreendida como um sistema modelizante de 2 grau (bem como a poesia), com codificação própria e possibilidades combinatórias inesgotáveis, poderá, numa representação coreográfica, não apenas reproduzir o sistema poético da canção, mas modelizar, em seu próprio sistema, novas percepções e significações em diálogo com o da canção. E, desta forma, contribuir para um enriquecimento mútuo entre os sistemas de signos envolvidos, gerando uma dinâmica transformadora entre linguagens que definem o caráter inventivo da cultura no samba.
ASSUNTO(S)
samba de salão poesia da canção de samba diálogo intersemiótico sistema modelizante letras poetry of song samba inter-semiotic dialogue modeling systems samba ballroom
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1537Documentos Relacionados
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