O alfabetismo funcional na indústria: estudo exploratório sobre a medição do seu índice e análise da correlação com variáveis sóciodemográficas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este estudo realizou uma medida do alfabetismo funcional em uma amostra de funcionários do setor industrial, e analisou sua correlação com características sócio-demográficas da amostra como escolaridade, região de nascimento, sexo, idade e hábitos de leitura. A medida serviu como validação de um instrumento chamado INAF Empresarial que foi idealizado pelo Instituto Paulo Montenegro, que em breve servirá de modelo para essa medição em indústrias brasileiras. Foi utilizada uma amostra de 255 funcionários de duas empresas localizadas na região metropolitana de São Paulo. Além do INAF Empresarial foram usados outros dois questionários, um deles para coleta dos dados sócio-demográficos da amostra e o outro, chamado SWLS Satisfaction with Life Scale desenvolvido por Diener (1985), para medir o grau de satisfação com a vida dos funcionários. O estudo revelou que o INAF Empresarial é capaz de distinguir níveis de alfabetismo funcional, permitindo agrupar os funcionários da amostra em quatro níveis, mais um nível zero que representa praticamente o analfabetismo como conhecido. Os resultados encontrados são compatíveis com aqueles já encontrados em outros estudos entre eles o INAF nacional, refletindo características gerais da população brasileira. O percentual de analfabetismo funcional encontrado na amostra foi de 76,1%, colocando a maioria dos funcionários pesquisados em uma situação de alfabetização precária, insuficiente para atender as demandas exigidas na sociedade moderna e promover seu desenvolvimento pessoal e profissional. As correlações entre variáveis sócio-demográficas e níveis de alfabetismo funcional corroboraram, de forma geral, resultados já encontrados em estudos internacionais.

ASSUNTO(S)

administracao inaf empresarial, productivity capacitação alfabetismo funcional functional literacy produtividade inaf empresarial capacity building

Documentos Relacionados