Nos domínios de Eros: o Simbolismo singular de Gilka Machado / Inside the domains of Eros: the particular symbolism of Gilka Machado

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O início do século XX encontraria a literatura brasileira numa fase de fecundas transições em que diversas correntes literárias, dentre elas o Simbolismo, conviviam juntas oscilando entre a tradição e a renovação. A obra da poetisa carioca Gilka Machado (1893-1980) surgiria em meio a essas transformações e provocaria escândalo de público e de crítica. Seus primeiros livros, Cristais partidos (1915) e Estados de alma (1917), revolucionaram a poesia de autoria feminina no Brasil. Versos plenos de um erotismo ao mesmo tempo sensual e transcendente que chocaram a época por transgredirem o papel social convencionado à mulher enquanto escritora. Tal transgressão relegou-a a uma condição de marginalidade e ao ostracismo. Visando provocar o reinteresse pela obra de uma escritora que já foi aclamada como uma das maiores em nossa literatura, tentaremos analisar alguns aspectos de sua obra que demonstram a grande originalidade de seus versos e o pioneirismo com que aborda certas questões até então consideradas tabus. Procurando situá-la dentro da história literária brasileira, analisamos, num primeiro momento, a sua relação com o movimento simbolista e sua permanência dentro do período sincretista que se segue. Além disso, investigamos a sua participação no grupo modernista em torno da revista Festa. Sendo a sua poética portadora de reflexos do social no literário, denunciando mesmo a posição desfavorecida da mulher na sociedade da época, observamos, através de textos que analisam tanto essa condição quanto o processo lento e gradativo que muitas tiveram de enfrentar para adentrar o campo da prática literária, que a poetisa ultrapassa os limites impostos pela ideologia dominante e provoca uma reavaliação do papel do feminino na literatura e na sociedade, o que lhe renderia duras represálias. Procedemos, portanto, a uma revisão da crítica literária acerca de sua obra. Num terceiro momento, analisamos como se processa o fenômeno erótico na sua poesia, conferindo-lhe uma posição singular dentro do Simbolismo brasileiro. Investigamos como a escrita do corpo, até então interdita `as mulheres que se dedicavam à literatura, constituirá traço definidor e inovador dentro do seu fazer poético, representando uma força integradora que permeará os seus versos e seguirá várias direções, seja o corpo amado, a Natureza ou as classes menos favorecidas com quem se solidariza. Esperamos contribuir para a redescoberta e o resgate dessa poetisa que rompeu com padrões estabelecidos e ousou cantar o seu corpo com toda a plenitude e liberdade.

ASSUNTO(S)

machado,gilka,1893-1980 - crítica e interpretação machado,gilka,1893-1980 - visão política e social poesia brasileira - aspectos sociais - séc. xx literatura brasileira erotismo na literatura machado,gilka,1893-1980 - simbolismo mulheres e literatura

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