No sentido do viver, o lutar; na luta, a construÃÃo de um lugar. Bairro Dias Macedo, Fortaleza, Cearà / Dans le sens du vivre, le lutter; dans la lutte,la construcion dÂune place. Quartier Dias Macedo, Fortaleza, Ceara.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/08/2004

RESUMO

Este estudo trata da aÃÃo dos movimentos sociais na construÃÃo do Bairro Dias Macedo - situado na periferia pobre de Fortaleza (Nordeste do Brasil), marcado, sobretudo, pela carÃncia e precariedade de serviÃos urbanos â figura como um dos pioneiros na emergÃncia de formas de organizaÃÃo dos moradores, notadamente a partir dos anos 1960. A abordagem adotada possibilita analisar a interaÃÃo entre lutas urbanas e a produÃÃo do espaÃo no contexto da urbanizaÃÃo de Fortaleza, a qual se caracteriza pela forte segregaÃÃo sÃcioespacial. A releitura crÃtica da histÃria do bairro foi fundamental para a realizaÃÃo da pesquisa. Esta releitura pÃe em evidÃncia o papel essencial dos moradores na luta pela sobrevivÃncia no meio urbano, mas, igualmente, na reivindicaÃÃo coletiva do direito à cidade; luta conduzida pelas organizaÃÃes populares. A pesquisa empreendida levou à compreensÃo das relaÃÃes entre mobilizaÃÃo dos habitantes e construÃÃo de laÃos identitÃrios com o lugar. Permitiu, alÃm do mais, apreender o sentimento de pertenÃa originÃrio das experiÃncias coletivas e das formas de solidariedade para fazer face aos problemas do cotidiano. No inÃcio dos anos 1980, as mudanÃas polÃticas que marcaram a redemocratizaÃÃo do paÃs abrem um perÃodo de redefiniÃÃo da aÃÃo das organizaÃÃes sociais. Neste perÃodo, observa-se novas dinÃmicas sociais e territoriais no bairro Dias Macedo, especialmente com a intervenÃÃo de associaÃÃes, de grupos de base, de militantes de esquerda, entre outros. Nos anos 1990, com a efervescÃncia dos debates e dos movimentos em torno dos problemas ambientais, a agenda de reivindicaÃÃes dos movimentos sociais se amplia: doravante ela leva em conta o meio ambiente e sua conservaÃÃo no processo de discussÃo polÃtica da cidade. A anÃlise da evoluÃÃo urbana desse bairro e de sua histÃria de lutas mostra a importÃncia das organizaÃÃes sociais na produÃÃo do espaÃo. A intervenÃÃo dos atores sociais, que vivem a cidade, desvela as contradiÃÃes do espaÃo urbano e engendra uma nova maneira de pensar esse espaÃo, de vivÃ-lo e torna possÃvel a construÃÃo de uma nova urbanidade.

ASSUNTO(S)

distribuicao espacial urbana fortaleza urbanizaÃÃo periferia dias macedo movimentos sociais produÃÃo do espaÃo fortaleza urbanisation pÃriphÃrie dias macedo mouvements sociaux production de lÂespace

Documentos Relacionados