Nas redes da tradição: discursos identitários da comunidade de Baiacu. / In the tradition net: identity discourse of community Baiacu.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A dissertação ocupa-se da produção discursiva de uma comunidade de pescadores, Baiacu, localizada na Ilha de Itaparica-Ba, realizando uma leitura de textos produzidos por alguns dos seus habitantes, tendo como foco a reflexão deles sobre a construção da identidade local e a sua transmissão através da produção de narrativas orais. Partindo de dez textos cujos enredos constituem-se de fatos sucedidos nos momentos de trabalho no mar, a dissertação propõe uma análise do discurso de sujeitos, dos elementos sócio-históricos sob os quais eles se assentam, bem como do contexto de recepção no momento das performances. Com o apoio de teóricos da crítica cultural a exemplo de Alberto Moreiras, Stuart Hall, Nestór Garcia Calclini, dentre outros. Discutiram-se conceitos de cultura popular e erudita e os critérios de legitimação de cada uma dessas categorias; as reflexões de estudiosos como Roger Chartier, Peter Burke, Michel de Certeau, Clifford Geertz auxiliaram a discussão em torno do papel do crítico cultural relativo aos estudos em comunidades tradicionais. Para a análise dos textos, foi usada a noção de testemunho de Alberto Moreiras e aos textos do corpus aos quais foram aplicados essa conceituação foram tratados como testemunho ocular, dependendo do lugar ocupado pela voz narrativa. A participação da platéia e do pesquisador são ressaltadas no decorrer das análises que buscaram apontar a função social desses discursos como transmissores de ensinamentos relativos às práticas da pesca artesanal que sustentam material e simbolicamente os habitantes de Baiacu.

ASSUNTO(S)

oralidade discursos identitários oral identity discourse linguistica popular culture art fishing cultura popular pesca artesanal

Documentos Relacionados