Napoleão visto pela luneta dEl-Rei: construção e usos políticos do imaginário francês e napoleônico na América portuguesa (ca. 1808-1821) / Napoleon viewed by the kings telescope: construction and political uses of the french and napoleonic imaginary in the Portuguese America (1808-1821)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O propósito deste trabalho é estudar o delineamento e os usos políticos do imaginário francês e napoleônico na América portuguesa, especialmente durante o processo de reorganização da Corte bragantina no Rio de Janeiro de 1808 a 1821. Problematizamos esta temática por intermédio de três interrogações essenciais: (1) que imagens de Napoleão o governo português divulgou nos anos iniciais de sua presença na América?; (2) em que medida essas imagens sustentaram (ou não) atitudes de repúdio à França e aos franceses de modo geral? e (3) que alterações ocorreram nessas representações no período posterior ao término das Guerras Peninsulares e da queda de Napoleão? Constatamos o uso de muitas dessas imagens pelo governo joanino com a intenção de reforçar seu status político e o controle sobre seus súditos, bem como resquícios dessas representações no imaginário da América portuguesa mesmo após a queda do Império napoleônico apesar do restabelecimento das relações diplomáticas e comerciais entre França e Portugal e a positivação do elemento francês na Corte do Rio.

ASSUNTO(S)

frança (representações) french (representations) gazeta do rio de janeiro napoleão bonaparte napoleon bonaparte france (representations) d. joao vi s brazil (1808-1821) brasil joanino (1808-1821) franceses (representações) gazeta do rio de janeiro

Documentos Relacionados