Musicalização coletiva de adultos : o processo de cooperação nas produções musicais em grupo

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este estudo tem por objetivo compreender os processos de musicalização de adultos em situações coletivas e qual o papel das interações sociais nessa construção. Desse modo, o principal problema de pesquisa está relacionado à análise dos processos de aprendizagem musical e das formas de cooperação nas produções musicais de adultos, em ambiente construtivista e interacionista. Questiona-se, ainda, se as interações entre universos simbólicos e estruturações lógicas diferenciadas sobre a música, ou seja, interações sociais diversificadas podem mobilizar o sistema de significação individual dos sujeitos envolvidos no processo de musicalização levando-os a posturas mais criativas e a um descentramento progressivo, em termos de cooperação e autonomia na produção musical. O corpo teórico para a análise dos dados está centrado na Epistemologia Genética piagetiana e no que a pesquisadora chama de estruturalismo psico-sócio-genético, fusão entre alguns pensadores da Escola de Genebra. A metodologia utilizada para o recolhimento de dados foi inspirada no Método Dialético-Didático, desenvolvido durante uma Oficina de Musicalização Coletiva com duração de 60 horas (vinte encontros de três horas semanais), que foi registrada em vídeo para posterior análise. A pesquisadora lançou tarefas e desafiou os nove sujeitos desta pesquisa a agirem de modo criativo e reflexivo sobre atividades musicais que envolveram apreciações musicais ativas, recriações e criações variadas de organizações sonoras em forma de música. Lançou também questionamentos a fim de possibilitar tomadas de consciência, através das reflexões coletivas sobre as atividades e exercícios realizados. Para mapear as estruturas mentais dos sujeitos antes e após a participação da Oficina, a pesquisadora utilizou-se do Método Clínico em forma de provas musicais como pré-teste e pós-teste. As provas foram criadas durante sua Dissertação de Mestrado. O estudo visa a contribuir para fornecer dados sobre as condutas psico-sociais musicais para que se possa pensar sobre os modos de procedimento em um ambiente de Educação Musical construtivista e interacionista e na importância de se trabalhar a cooperação para a inclusão de todos em processo de musicalização.

ASSUNTO(S)

musical learning educação musical piaget, jean, 1896-1980 construtivismo adults ensino em grupo constructivist cooperação interactive collectives studies cooperation piaget jean

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