MÚSICA NA CIBERCULTURA : RECONFIGURAÇÃO DA ESTRUTURA DO MERCADO A PARTIR DA DESINTERMEDIAÇÃO DO FUNK BRASILEIRO E SUA PRODUÇÃO EM REDE
AUTOR(ES)
Lucina Reitenbach Viana
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esta pesquisa se propõe a analisar de que forma a utilização do computador como mediador dos processos comunicacionais e a participação do consumidor nas redes sociais interferem na reconfiguração da música na Cibercultura. Parte-se do levantamento netnográfico da presença online da banda curitibana Bonde do Rolê, transformada em sucesso mundial a partir das interações sociais em torno de seu perfil no site MySpace para chegar à sociabilidade entre ciber-representações como objeto. Investiga-se a inserção do artista e seu trabalho nas redes sociais, analisando a dobra onde os papéis de produtores e consumidores se sobrepõem em decorrência da amplitude de participação desencadeada pela adoção da tecnologia nos processos de criação de bens de consumo e pelo processo de desintermediação que transformou a configuração do mercado musical. Propõe-se a revisão das fases de desenvolvimento da indústria fonográfica com base em sua relação com a tecnologia, incluindo uma nova etapa intitulada quinta fase, onde a produção acontece em rede, a partir de processos mediados e de hibridações tecnológicas de gêneros musicais. As ferramentas de análise englobam a observação participativa off-line, revisão bibliográfica, observação preliminar baseada na Netnografia e finalmente, entrevistas qualitativas em profundidade.
ASSUNTO(S)
electronic music cyberculture comunicacao funk, consumo música eletrônica cibercultura comunicação communication funk consumption
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.utp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=293Documentos Relacionados
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