Morphology, ultrastructure and immunohistochemistry of the midgut of Triatoma vitticeps (Hemiptera, Triatominae) / Morfologia, ultra-estrutura e imunohistoquímica do intestino médio de Triatoma vitticeps (Hemiptera, Triatominae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Entre todos os animais, os insetos representam uma classe que conseguiu enorme sucesso na ocupação de vários nichos em diferentes ambientes na Terra. Este sucesso se deve, entre outros fatores, a adaptação a diferentes hábitos alimentares. Geralmente, o intestino dos insetos é dividido em intestino anterior, médio e posterior. O intestino médio é responsável por funções fundamentais no processo digestivo, como a síntese e secreção de enzimas, digestão e absorção de alimentos. Este trabalho descreve a morfologia, a ultra- estrutura e a ocorrência de células regenerativas e células endócrinas nas diferentes regiões do intestino médio do hemíptero hematófago Triatoma vitticeps em diferentes períodos após repasto sanguíneo. Vinte e sete insetos em diferentes estádios de desenvolvimento e de ambos os sexos tiveram os intestinos médios dissecados em diferentes períodos após a alimentação e foram avaliados em microscópios de luz e eletrônico de transmissão, bem como submetidos ao teste imunohistoquímico com anti-FMRFamida para evidenciação de células endócrinas. Cem campos para cada região do intestino médio de cada animal e em períodos diferentes após repasto foram utilizados para as análises morfométricas e para a contabilização do número de núcleos das células digestivas, das células endócrinas e das células regenerativas. As células digestivas se caracterizavam pela presença de microvilosidades apicais e invaginações basais além de um núcleo central desenvolvido. A membrana perimicrovilar já estava presente em todos os espécimens analisados. A porção anterior do intestino médio apresenta as células digestivas com gotas lipídicas, grânulos de glicogênio, labirinto basal desenvolvido associado a mitocôndrias sugerindo seu papel em processos de armazenamento e transporte de fluidos e íons. As células das regiões mediana e posterior do intestino médio são ricas em retículo endoplasmático rugoso, lisossomos, vesículas e grânulos com diferentes elétron-densidades. Além disso, as células da porção posterior do intestino médio são ricas em grânulos elétron-densos que se assemelham a hemozoína e mitocôndrias dispostas nas bases de microvilosidades sugerindo sua participação na digestão de sangue e absorção de nutrientes. A semelhança entre o intestino médio do T. vitticeps com outros hemípteros sugere que estes surgiram a partir de um ancestral comum e que as características morfológicas do intestino médio relacionam-se mais a origem monofilética do que com o tipo de alimentação. Os resultados evidenciaram a presença de células enteroendócrinas do tipo aberta e positivas para FMRFamida no intestino médio de T. vitticeps. Eles também mostram a possível associação entre o ciclo alimentar, sexo e região do intestino médio com a freqüência de células endócrinas, regenerativas e digestivas neste triatomíneo.

ASSUNTO(S)

biologia geral midgut hemíptero triatoma vitticeps intestino médio morphophysiology fmrfamide morfofisiologia hemiptera fmrfamide triatoma vitticeps

Documentos Relacionados