Ultrastructure of anterior midgut region in corbiculate bees (Hymenoptera: Apidae) / Ultra-estrutura da região anterior do intestino médio em abelhas corbiculadas (Hymenoptera: Apidae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A membrana peritrófica forma uma camada fina que reveste o intestino médio dos insetos separando o alimento do epitélio do intestino, tem função mecânica e função de barreira física contra infestação de microorganismos. Considerando que a membrana peritrófica tem sua origem discutida nas abelhas este trabalho analisou a ultra-estrutura da porção anterior do intestino médio em abelhas corbiculadas para a compreensão da função desta região do trato digestivo. Foram estudadas espécies de abelhas corbiculadas: Apis mellifera, Melipona quadrifasciata anthidioides, Bombus morio e Euglossa townsendi. Os resultados ultra-estruturais da porção anterior do ventrículo das abelhas corbiculadas obtidos neste trabalho mostram que esta região é diferenciada apenas em Meliponini, que se caracteriza por células altas e finas. Entretanto, tanto em Melipona quadrifasciata anthidioides e nas demais espécies estudadas estas células apresentam características típicas de células digestivas. O comprimento dos canais formado pelas invaginações da membrana plasmática basal apresenta muitas aberturas para a hemocela, indicando atividade absortiva nesta região do intestino médio. A porção anterior do intestino médio de abelhas é caracterizada pela presença da válvula cárdiaca, a qual corresponde a uma porção do estomodeu que se projeta no interior do intestino. As células da porção anterior do intestino médio de Meliponini (cárdia) apesar de ser uma região diferenciada anatomicamente e histologicamente é ultra-estruturalmente semelhante àquelas células da porção anterior do ventrículo de Bombini e Apini, estando envolvidas na absorção de água do alimento.

ASSUNTO(S)

ventrículo corbiculate bees ventricles abelhas corbiculadas ultra-estrutura morfologia dos grupos recentes ultrastructure

Documentos Relacionados