Morfometria, rendimento de carcaça e composição do filé do beijupirá (Rachycentron canadum) cultivado em tanques-rede em mar aberto no litoral de Pernambuco.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

10/02/2012

RESUMO

Exemplares de beijupirá (n = 223) cultivado em gaiolas instaladas em mar aberto no litoral de Pernambuco foram amostrados aleatoriamente e distribuídos em quatro classes de peso (T1 ≤ 1,0 kg, T2 = 1,01 a 2,0 kg, T3 = 2,01 a 3,0 Kg e T4 = ≥ 3,01 kg). A partir dos dados morfométricos, estimaram-se a relação peso-comprimento, o rendimento de carcaça (RCÇ) e de filé (RF), a proporção corporal e o fator de condição (K). A composição centesimal e o perfil de aminoácidos e ácidos graxos foram determinados em filés de, pelo menos, seis peixes de cada classe. As medidas morfométricas não diferiram significativamente, exceto no comprimento do focinho, altura da cabeça e diâmetro do olho. Não se observou diferença significativa na relação peso-comprimento para machos e fêmeas (R =89,86). RF (com e sem pele) e RCÇ aumentaram de acordo com o ganho de peso dos peixes e foram superiores em T4 (43,8, 38,8 e 59,3%, respectivamente). As proporções de nadadeiras, vísceras e pele em relação ao peso dos peixes não apresentaram diferença significativa, mas a proporção da cabeça e demais resíduos diminuíram com o crescimento da espécie. K aumentou significativamente com o tamanho dos peixes. O conteúdo de proteína bruta nos filés decresceu com o peso dos peixes, enquanto a umidade apresentou relação inversa com o teor de lipídeos. Foram encontradas altas concentrações dos aminoácidos lisina, leucina e arginina, enquanto os ácidos graxos mais abundantes foram linoleico (18:2n-6c), óleico (18:1n-6) e palmítico (16:0), além de EPA (20:5n-3) e DHA (22:6n-3). Estes resultados confirmam a alta qualidade nutricional do filé do beijupirá cultivado em gaiolas.

ASSUNTO(S)

processamento do pescado piscicultura marinha cultivo em mar aberto qualidade do filé engenharia de pesca cobia fish processing fish farming offshore fillet quality

Documentos Relacionados